A onda de temporais que atingiu o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira causou danos, principalmente, no Centro, Fronteira Oeste, Missões e Noroeste do Estado. Em Santa Rosa, ao menos 500 casas foram destelhadas.
As rajadas de vento chegaram a 121 km/h no município. Além das residências danificadas, escolas e dois ginásios de esportes também foram parcialmente destruídos, conforme a Defesa Civil. Várias árvores foram derrubadas.
Apesar dos estragos, não há registro de desabrigados. Algumas famílias precisaram sair de casa, mas foram hospedadas em residências de parentes, vizinhos e amigos. A Defesa Civil trabalha no atendimento aos atingidos, distribuindo lonas. Ainda será avaliada a possibilidade de decretar situação de emergência.
Em Santo Augusto, no Norte, os ventos atingiram 93 km/h. Na Fronteira Oeste as rajadas chegaram a 80 km/h. Em São Borja, choveu em três horas 50mm, sendo 35mm somente em uma hora, quando a média do mês é de cerca de 150mm.
As fortes chuvas também provocaram alguns danos em Erechim. O Corpo de Bombeiros atendeu ao menos oito ocorrências. No bairro Progresso foram seis destelhamentos parciais em residências. Os bombeiros usaram lonas de plástico para proteger o interior das casas, preservando os móveis contra alagamentos.
No bairro Esperança, os bombeiros atenderam dois casos de queda de árvore. Não houve feridos. Em alguns pontos foi registrada rápida precipitação de granizo de forma miúda.
Luz
Ao menos 104 mil pontos estão sem energia elétrica nesta. Somente na área da concessionária Rio Grande Energia (RGE), havia 90 mil pontos sem luz às 12h. Os municípios mais prejudicados são Palmeira das Missões, Passo Fundo, Santa Rosa e Santo Ângelo.
Já na região de concessão da AES Sul, são cerca de 14 mil pontos sem serviço. As cidades mais afetadas são Alegrete, Cachoeira do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento e Uruguaiana.
Fonte: Trespassosnews.com.br