No inicio da noite desta quarta-feira, 20, um grupo de aproximadamente 30 índios da aldeia caingangues entraram em confronto com um vigia do Empreendimento Águas do Prado localizado na cidade de Vicente Dutra/RS.
As manifestações foram motivadas devido a uma ocorrência de um acidente de trânsito com veículo pertencente ao cacique da aldeia. O vigia do Empreendimento saiu para defender o popular que estaria sendo ameaçado. E acabou buscando refúgio na viatura da Brigada Militar. Outros índios se aproximaram do veículo da BM, e acabaram danificando a viatura. O vigia ficou ferido no confronto e teve que ser encaminhado ao hospital local.
Após isso, os índios bloquearam a ERS-150, principal acesso ao município, colocaram fogo em dois escritórios de advocacia localizados no centro da cidade e que pertencem aos filhos do ex-prefeito Osmar José da Silva.
A população está muito apreensiva e com medo dos fatos.
A Brigada Militar da cidade precisou de reforço policial acionando o Batalhão de Operações Especiais (BOE) e a brigada militar de Frederico Westphalen,Iraí e Palmitinho na tentativa de evitar novos confrontos com moradores. Os índios alegam que a estrutura do Empreendimento Águas do Prado está dentro da área pré-demarcada nos últimos anos pela FUNAI.
Fonte: Rádio Sol da América