NOTÍCIAS POLICIAIS

Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2013

"Vamos propor o fim dos transportadores", diz secretário da Agricultura após operação que revelou fraude no leite

O secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, pretende propor à Câmara Setorial do Leite o fim dos transportadores na cadeia de produção do alimento após operação do Ministério Público e Ministério da Agricultura que revelou adulteração com adição de água e ureia ao produto.
Para ganhar mais, os chamados atravessadores adquiriam o leite dos produtores e promoviam a fraude. Ao receber o alimento, por muitas vezes, as empresas não identificavam a adulteração.
— A distorção está em pagar pelo volume do que pela qualidade. Vamos propor à Câmara Setorial do Leite o fim dos transportadores. Que a empresa seja responsável pelo processo de transporte, produção e abastecimento — disse Mainardi em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
O secretário aponta como uma das falhas no sistema de comercialização do leite o fato de o Rio Grande do Sul produzir 10 milhões de litros de leite, enquanto teria condições de processar 18 milhões. Apesar de considerar a fraude "inadmissível", garante que o produto das prateleiras é de qualidade:
— A fraude é praticada por poucos. Não é a regra, e sim a exceção. Não podemos criar um estado de pânico geral, como se todo o leite fosse contaminado.
Mainardi ressaltou também que uma "propriedade certificada é melhor remunerada", defendendo adaptações a exigências técnicas de produção. Ele elogiou a "rapidez" no trabalho do Ministério Público após a secretaria alertar sobre as suspeitas de adulteração no leite ainda no ano passado.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...