NOTÍCIAS POLICIAIS

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Saiba o que é o sputnik, fogo de artifício que teria causado incêndio na boate Kiss

O artefato que teria sido utilizado pela banda Gurizada Fandangueira no show que antecedeu a tragédia na boate Kiss é localizado com facilidade em bazares especializados. O sputnik, batizado dessa forma em alusão ao formato semelhante aos satélites soviéticos de mesmo nome, custa em média R$ 2 e é feito de forma artesanal.
A reportagem de ZH foi até uma loja no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, e adquiriu alguns exemplares. No momento da compra, porém, a vendedora alertou:
— Cuidado, não dá para usar em lugar fechado, só ao ar livre.
Abaixo, entenda como funciona o sputnik:

O que é?

É um artefato feito de forma artesanal e utilizado para criar um efeito de "árvore de natal". Foi batizado com esse nome em alusão aos satélites sputnik, lançados pela União Soviética na década de 1950. Teria sido utilizado pelos integrantes da banda Gurizada Fandangueira durante o show na boate Kiss, em Santa Maria.

Qual é a composição?

O sputnik é um tubo de papelão que mede entre 5 e 7 centímetros. Dentro dele, há terra refratária (utilizada para assentamento de tijolos) e pólvora em pó (que é uma combinação de titânio, alumínio, enxofre e perclorato). O tubo é revestido por uma folha de papel e decorado com celofane na ponta, onde também fica o estopim.

Como funciona?

O artefato é acionado pelo estopim e, após cerca de cinco segundos, forma um jato de fogo, que pode chegar 1.300ºC. Como o tubo é revestido de terra refratária e totalmente coberto, o efeito não ocorre para baixo, mas para cima. Assim, ocorre o efeito que se assemelha a uma árvore de natal. A altura da explosão pode variar conforme a quantidade de pólvora colocada no tubo.

Como é o acionamento à distância?

É feio por meio de um controle remoto sincronizado com uma base, composta por pilhas. Na base, é conectado um skib - que é um fio revestido com uma "bolinha" na ponta. A ponta é anexada ao estopim do sputnik. Quando acionado pelo controle, a base dispara um curto na ponta do fio, o que ocasiona o acendimento do artefato. Segundo integrante da banda, foi dessa forma que o objeto foi acionado no show.

Onde é vendido? Qual é o preço?

Pode ser encontrado em lojas de fogos de artifício ao preço médio de R$ 2 a unidade.
Fonte: Sergio Cavalli, empresário e proprietário da empresa Multifogos, de Caxias do Sul
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...